Quem sou eu

Minha foto
Parnaíba, São Paulo, Brazil
Criei um espaço para brincar com o Cordel e a familia.

sábado, 28 de maio de 2011

Monteiro Lobato - Histórias de Tia Anastácia

Esta era uma das histórias marcantes que  minha mãe contava
e eu sempre pedia para contar de novo. Principalmente porque ela
cantava a parte do "capineiro do meu pai", versos que
Belchior colocou na primeira estofe da música AGUAPÉ.
http://youtu.be/4w14MG4Nz_o


Havia um viúvo com três filhas. Um dia resolveu casar-se de novo —
e casou com uma mulher muito má, que tinha ódio às meninas.
Fazia-as trabalhar como verdadeiras escravas.
No quintal havia uma grande figueira. Quando chegou o tempo dos figos,
a madrasta botou as meninas lá tomando conta para que os passarinhos
não bicassem os figos.
As três coitadinhas passavam debaixo da figueira o dia todo,
dizendo aos sanhaços que se aproximavam:


Xô, xô, passarinho,
aí não toques o biquinho.
Vai-te embora pro teu ninho…


Mas mesmo assim aparecia um ou outro figo bicado e a madrasta batia nas três.
Um dia em que o homem fez uma longa viagem a madrasta aproveitou-se para mandar enterrar vivas as coitadinhas. Quando o homem voltou e indagou das filhas, a peste respondeu que haviam caído doentes e morrido, apesar de todos os remédios.
O pobre pai ficou muito triste.
Mas aconteceu que no lugar onde as meninas tinham sido enterradas brotou logo
um lindo capinzal — dos cabelos delas, e quando batia o vento o capinzal murmurava:


   Xô, xô, passarinho,
   aí não toques o biquinho.
  Vai-te embora pro teu ninho…


Um tratador dos animais da casa, andando a cortar capim, ouviu aqueles murmúrios e
teve medo de mexer nas pontinhas. Foi contar o caso ao patrão.
O patrão não quis acreditar, e disse-lhe que cortasse o capim com murmúrio e tudo.
O homem obedeceu. Mas quando levantou a foice,
ouviu novamente a misteriosa voz, que dizia:


   Capineiro de meu pai,
   não me cortes os cabelos;
   minha mãe me penteou,
   minha madrasta me enterrou
   pelo figo da figueira
   que o passarinho bicou.


O tratador foi correndo contar o caso ao patrão, com um grande susto na cara.
E tanto fez que o obrigou a chegar até lá.
E então o pai das meninas ouviu o lamento das filhas enterradas.
Mandou buscar uma enxada e cavar, e retirou-as da terra,
vivas por milagre de Nossa Senhora, que era madrinha das três.
Quando voltaram para casa, na maior alegria deram com a madrasta estrebuchando.
Um castigo do céu tinha caído sobre a peste.


–––––––––

Nenhum comentário:

Postar um comentário