Quem sou eu

Minha foto
Parnaíba, São Paulo, Brazil
Criei um espaço para brincar com o Cordel e a familia.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cordel "AFRODITE E A GATA" baseado numa fábula de ESOPO.



















AFRODITE E A GATA

Afrodite tem beleza
Um perfil encantador
Na grega mitologia
É a deusa do amor.
Para Roma ela é Vênus
Com todo seu esplendor.


Gata é bicho doméstico
Que tem personalidade
De jeito quase humano
Pelos becos da cidade
Esopo mais uma vez
Uma fábula ele fez
Com sua a capacidade.


A gata se apaixonou
Por um rapaz educado
Pede então à Afrodite
De um modo delicado
Transformá-la em mulher
Pois tudo que ela quer
É casar com seu amado.


Afrodite sente a gata
Totalmente apaixonada
Realiza o seu desejo.
De forma inesperada.
Assim como em novela,
A gata vira donzela
Eita coisa complicada!


O rapaz vendo a jovem
Insinuante e bela
Revela louco desejo
De logo casar com ela.
Casaram-se de repente
A gata toda contente
Parecendo Cinderela.


A deusa desconfiada
Quis o feitiço testar
Colocou um camundongo,
Antes da noiva deitar
Na caminha do casal
Da suíte nupcial
E foi lá fora esperar.


Vendo um rato no seu leito
A criatura pulou
O instinto animal
Foi mais forte e aflorou.
Esquecendo o maridinho
Correu atrás do ratinho
Correu tanto que cansou.

A autora do feitiço
Indignada ficou
Desfazendo aquela mágica.
Refletindo assim pensou.
A tal muda de aparência
Mas não muda na essência
No gesto que praticou.

Rúbia de Espírito Santo / 20 de Abril de 2011
Oficina de Cordel

4 comentários:

  1. amei esse. tá ótimo!! abeeindc

    ResponderExcluir
  2. Boa noite minha amiga
    Eu estou lhe visitando,
    E deixando o meu apreço
    À quem está semeando
    Os versos não devolutos,
    Pois sabe que os bons frutos
    Jamais ficarão sobrando.

    Abraços
    PedrO MonteirO

    ResponderExcluir
  3. Olá Rúbia !
    Procurando a historia de A Gata de Afrodite, indicaram seu blog, gostei muito da história e vou declamar ela em um evento que o curso de Literatura de Cordel que faço no CRESCI/ São Paulo, que fica debaixo do Viaduto do Chá, em 26/06/14, se puder me ajudar, envie para mim outras história para meu e-mail: elzagomesamorim@hotmail.com - eu agradeço muito, sou paulista mas eu me interesso pela cultura geral do Brasil. Parabéns e continue divulgando seu conhecimento no seu blog,abraços !

    ResponderExcluir